fbpx

Marmitas Veganas: Uma Possibilidade de Lucrar

marmitas veganas

As marmitas veganas têm ganhado destaque no setor alimentício, despertando o interesse de investidores. Elas unem dois promissores nichos mercadológicos. O primeiro é o de marmitas, que cresceu mais de 130% nos últimos cinco anos devido a sua praticidade. O segundo trata-se da onda fitness, a qual propõe uma alimentação saudável como meio estético e de bem-estar. Além disso, os adeptos procuram opções vegetarianas e veganas, devido ao seu elevado valor nutricional.

Apesar da alta lucratividade do setor, muitas empresas acabam falindo por falhas no seu planejamento. A taxa de mortalidade nos dois primeiros anos do estabelecimento é de 26,9% no país, segundo pesquisa do Sebrae. Portanto, é imprescindível planejar o espaço físico dos maquinários e analisar aditivos e embalagens adequados ao produto. Quer saber mais sobre esta oportunidade de expansão? Conheça as etapas fundamentais para alavancar lucros com marmitas congeladas.

Produção de Marmitas Veganas

O veganismo é um estilo de vida, baseado no não consumo de produtos que tenham origem animal. Portanto, os adeptos repudiam qualquer coisa que gere sofrimento a eles. Por isso, é fundamental cuidar com atenção da preparação das marmitas veganas, respeitando os seus princípios.

A culinária vegana abre muitas portas para receitas inovadoras, como adaptações de pratos tradicionais. No entanto, não é uma tarefa simples inseri-las no mercado. Logo, é necessário uma boa vida útil para se ter um produto competitivo e aumentar lucros. Aditivos e métodos de conservação, como o congelamento, são os meios de alcançar isso.

A Mult já ajudou diversos empreendedores a analisar a viabilidade de produtos e lançá-los com maior garantia de sucesso. Ademais, possuímos uma vasta experiência com a prática de congelar alimentos.

beterraba veganasUma fábrica de marmitas veganas pode produzir variados pratos, se atentando a suprir as necessidades nutricionais do consumidor. Dessa maneira, elas podem apresentar diversos sabores, desde opções salgadas a agridoces. Ademais, é importante investir em pratos coloridos, que contenham carboidratos, vegetais e fontes de proteína. Cereais, legumes refogados e saladas cruas compõem frequentemente as receitas. Molhos caseiros também são bons atrativos.

Existem etapas básicas, necessárias para a abertura de uma fábrica de marmitas veganas. São elas: estudo do produto, de ingrediente e aditivos, métodos de conservação, embalagens, normas e processo produtivo. Entenda mais sobre cada uma delas abaixo!

Estudo do Produto

Na etapa inicial, busca-se entender melhor as individualidades das marmitas veganas que o cliente deseja produzir. Em suma, as receitas são analisadas e também é feita uma pesquisa de mercado. Portanto, o objetivo é mapear a concorrência, os diferenciais para exploração e levantar insumos que guiem os próximos passos.

Ingredientes e Aditivos para marmitas veganas

plantaEm seguida, o estudo de ingredientes envolvidos nas receitas das marmitas é feito, observando sua influência na durabilidade e qualidade do produto. A partir disso, são propostas melhorias, buscando alternativas que agreguem valor nutricional e aumentem sua vida útil.

É importante também que se estude aditivos, pensando em tornar o produto mais competitivo no mercado. Entretanto, opções naturais devem ter preferência, para não comprometer o viés saudável das marmitas, muito valorizado pelos consumidores.

Métodos de Conservação

Existem variados métodos de conservação que podem ser empregados buscando fins específicos para as marmitas veganas. O mais comum é o congelamento, que busca aumentar a vida útil do produto. Mas caso não seja feito corretamente, causará efeito contrário do desejado. Sendo assim, é imprescindível conhecer qual a melhor maneira e os cuidados envolvidos na realização deste processo.

Embalagens

As embalagens são um aspecto chave na construção e venda das marmitas congeladas. Seu papel vai desde promover uma boa durabilidade e qualidade, até o apelo estético. Há também opções biodegradáveis e ecofriendly, que atendem a demanda sustentável exigida por muitos clientes atualmente. Contudo, existem inúmeras opções de envase no mercado, sendo primordial uma escolha criteriosa e bem analisada.

Normas

É fundamental atentar a legislação vigente, buscando a legalidade da fábrica e das marmitas congeladas comercializadas. Caso contrário, multas e restrições podem ser aplicadas por órgãos fiscais. São muitas as normas do ramo alimentício no Brasil, reguladas pela ANVISA e MAPA. Assim, é necessário um direcionamento e síntese de quais delas se aplicam à realidade do produtor e devem ser seguidas.

Processo Produtivo das marmitas veganas

etapas_processoPor fim, é necessário o entendimento de qual a melhor e mais otimizada maneira de produzir as marmitas congeladas. Deve-se levar em consideração o volume de produção desejado para escolha dos procedimentos mais coerentes possíveis. Alguns comuns são: recepção, seleção, preparo, cocção, envase e armazenamento. No entanto, ressalta-se que eles variam de acordo co m as receitas desejadas, não sendo universais e exigindo cuidados especiais.

Deve-se dimensionar e definir os maquinários, caso o processo produtivo seja feito em larga escala. Dessa maneira, eles promovem automações, viabilizando maiores e mais seguras produções. Sua disposição no espaço físico pode ser feita de maneira otimizada, através de um Layout Industrial. Ele leva em consideração as características do local da fábrica e propõe um ambiente com riscos de contaminação diminutos. Além disso, gerencia o tempo de operações, reduzindo custos e potencializando lucros.

Portanto, o mercado de marmitas veganas sem dúvidas é um dos melhores para se investir atualmente e ainda muito pouco explorado. Ele possibilita a comercialização para vários nichos mercadológicos: desde uma simples rede de clientes até congelados em grandes supermercados.

A Mult oferece uma das consultorias mais amplas do mercado nacional. Cuidamos de todas as etapas mencionadas, necessárias para o início da produção. Cabe ao nosso cliente apenas implementá-las e colher seus lucros. Além disso, acompanhamos de perto a implantação do projeto e nos prontificamos em auxiliá-lo na concretização deste sonho.  Entre em contato, com um de nossos consultores e entenda melhor como podemos te ajudar nesse lucrativo empreendimento!

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress