fbpx

Saiba como ajudamos nossa cliente a aumentar a vida útil do seu pão de mel fit

pão de mel fit

O mercado de alimentos fitness cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Segundo a Euromonitor International, as vendas brasileiras em 2020 atingiram um montante de 100 bilhões de reais. Isso porque os consumidores começaram a se preocupar cada vez mais com saúde e bem-estar. Além disso, novos empreendedores da linha fit apostaram em inovação e qualidade para se destacar.

Os doces fit também crescem constantemente. Brigadeiros, barras de cereal, cremes, pastas, cookies, brownies e pães de mel são os mais usuais nas prateleiras dos supermercados. Mas os que são doces fit? Caracterizam-se como produtos para um público que busca por proteínas, fibras, suplementos, e carboidratos de baixo índice glicêmico. Garantem um equilíbrio para uma dieta funcional.

Entretanto, garantir todas essas características para os clientes e ainda manter uma elevada qualidade pode tornar-se um grande desafio. Esse foi o caso de uma das nossas clientes, a Rosângela. Ela vende um pão de mel fit artesanal, mas lidava com problemas de validade. Seus produtos, após alguns dias, começavam a apresentar bolores e perder a textura da massa. 

Então, a Rosângela procurou a Mult Jr Consultoria e Projetos para solucionar os seus problemas. A cliente desejava aumentar a durabilidade do seu pão de mel fit. Ademais, o projeto deveria garantir a qualidade e o padrão funcional do doce para seus consumidores. 

Como a Mult já realizou outros projetos de pão de mel anteriormente, o conhecimento na área possibilitou a execução do projeto com sucesso! Após implementar nossas soluções, a Rosângela aumentou em 150% o tempo da sua validade. Além disso, a sua produção passou a ser realizada duas vezes mais rápido, mesmo que cozinhando sozinha. Entenda como isso foi possível nesse texto!

Sobre a cliente

A Rosângela, cliente do projeto, é proprietária da marca O Saboroso Pão de Mel, na cidade de Limeira, São Paulo. Ela vende pães de mel de variados sabores, sendo duas massas: a tradicional e a fit. O seu principal desafio eram os pães do produto, que apresentavam bolores em poucos dias após a fabricação.

Com o crescimento da marca, a Rosangela passou a vender em diversos pontos comerciais. Entretanto, a validade tornou-se uma limitação para sua produção. Isso porque, como os pães de mel estragavam rápido, ela dependia do pedido dos estabelecimentos revendedores para fabricar os produtos. Com isso, não conseguia padronizar nem estocar seus produtos. 

Consequentemente, ela sabia que precisava de ajuda para o seu negócio. Necessitava de uma atenção especial para melhorar a validade dos seus produtos, padronizar e expandir ainda mais a sua produção.  Por outro lado, a cliente estava insegura a quem recorrer, afinal o seu negócio ainda era pequeno. Foi, então, que a Rosângela conheceu a Mult Consultoria e Projetos, a partir de uma postagem no Facebook.

Desafios de um doce fit

A cliente sabia que enfrentava um problema na massa do seu produto. Os pães de mel com a massa tradicional duravam cerca de 15 dias e, os fit, mofavam em 7 dias. Isso estava relacionado diretamente à receita. 

O bolor ou mofo é um fungo que se prolifera com a decomposição da matéria orgânica. O alimento sofre alterações no sabor, aparência e textura, com o surgimento de manchas de diversas cores. Além disso, a Food Standard Agency (FSA), agência que regula produtos alimentícios no Reino Unido, não recomenda comer alimentos mofados. Isso porque o seu consumo pode provocar reações alérgicas, incluindo tosse, febre e  intoxicações. 

A água em um alimento influencia diretamente no mofo. O fungo depende dela para poder se desenvolver. Em contrapartida, os pães de mel fit da Rosângela tinham como ingrediente principal da massa a água. Esse era um dos motivos pelo qual os doces fit duravam menos que os tradicionais. Porém com uma receita única e saborosa, a cliente não desejava abrir mão de nenhum dos ingredientes. 

Assim, o desafio principal do projeto era garantir uma validade maior, mesmo com a elevada presença de água nos pães. Com isso, a Mult recorreu a três pilares principais para melhorar a conservação: aditivos, embalagens e métodos de conservação.  

Análise inicial

A cliente, entrou em contato com a Mult e agendou um diagnóstico gratuito. Atendida por um dos nossos consultores de vendas, ela compreendeu que uma consultoria personalizada era a solução do seu problema! Também optou por, inicialmente, realizar o projeto apenas com as pães de mel fit. Estes apresentavam uma validade menor e provocavam um maior transtorno no empreendimento.

Durante a negociação, ela passou os ingredientes que utilizava e alinhou as expectativas para o seu projeto. A cliente informou que a embalagem transparente que utilizava era um atrativo para seus consumidores. Ela também gostaria de manter sua receita original, sem trocar os ingredientes. Ademais, o aspecto “molhadinho” dos pães de mel eram um diferencial no sabor do produto. Por fim, asseguramos para a Rosângela que manteríamos suas principais prioridades.

Sobre o projeto

A Mult executou o projeto com muito êxito. Os principais direcionamentos ocorreram para aditivos, embalagens e métodos de conservação. Além disso, as entregas ocorreram durante a consultoria, permitindo a implementação e os feedbacks da cliente. A pedido da Rosângela, realizou-se reuniões semanais, além de repasses e de construção de soluções em conjunto. 

A seguir, você pode ler sobre todas as etapas e andamentos do projeto.

Pesquisa Bibliográfica pesquisa

Esta é a primeira etapa do projeto. A equipe da Mult objetivava compreender o pão de mel fit da cliente. Realizou-se uma reunião inicial com a Rosângela para coletar ainda mais informações sobre o negócio. 

Enfim, buscou-se produtos similares no mercado, a fim de tornar os pães de mel ainda mais competitivos. A Mult analisou fatores como ingredientes, validade, embalagens e aditivos. A pesquisa dividiu-se em quatro vertentes principais: pães de mel tradicionais; pães de mel fit; industrializados e artesanais. Com isso, concluiu-se quais as principais estratégias de outras marcas para conservar seus pães de mel fit.

Estudo de Normas e Boas Práticas de Fabricação

A próxima fase incluiu o estudo sobre a legislação do produto. A Anvisa, órgão regulador responsável, categoriza os alimentos em 20 grupos, os quais seguem orientações específicas. Alguns exemplos são aditivos, fermentos e ingredientes permitidos, com quantidades limites, para cada categoria. Os pães de mel pertencem a Categoria 7 – Produtos de Panificação e Biscoitos. Também deve-se determinar a subcategoria do produto, para, assim, conhecer as suas restrições.

Além disso, a equipe de projetos realizou análises da produção da cliente. Para isso, a Rosângela enviou vídeos do processo de fabricação dos pães de mel fit, no qual foram comentados no relatório. Em seguida, instruiu-se sobre as Boas Práticas de Fabricação necessárias perante a legislação. Por fim, descreveu-se as principais regulamentações de rotulagem e quais requisitos a cliente deve constar na sua embalagem. 

boas praticas

Estudo de Ingredientes dos pães de mel fit

Em seguida, a Mult iniciou o estudo sobre cada ingrediente da receita e o seu papel nas características do produto. Foram três focos principais desta etapa: massa, recheio e cobertura. Como explicado anteriormente, a água era um potencializador do mofo. Por isso, era importante evitar que o excesso de água no produto provocasse a formação de micro-organismos. 

A cliente continuou com a sua decisão de não alterar sua receita. Então, a equipe atuou elaborando a maneira correta de higienizar, armazenar e realizar um pré-preparo dos mesmos. As principais conclusões que permitiram melhorias na validade estavam relacionadas a ordem de mistura dos ingredientes. Com isso, garante-se uma melhor homogeneização da receita e evita-se o excesso de água, responsável pelo mofo.

Estudo de Aditivos

aditivos

Somado a ordem correta de ingredientes, a cliente necessitava de aditivos para garantir uma maior validade aos produtos fit. Aditivos são ingredientes acrescentados no alimento, a fim de melhorar ou modificar suas características, sejam elas sabor, odor, textura. Existem diversos tipos, com, por exemplo, conservantes, aromatizantes e acidulantes. Porém, seus usos são restritos pela Anvisa, de acordo com o limite adequado para cada alimento.

A Rosângela já utilizava dois aditivos no seu pão de mel fit. Entretanto, nenhum era indicado ao seu produto. Um deles não possuía efeitos relevantes para doces, pois tem sua ação ativada em alimentos salgados. Já o segundo, era contra-indicado em receitas com elevada presença de água, o caso da cliente. Por isso, é essencial que o uso de aditivos ocorra de maneira personalizada para cada produto. O fabricante também precisava da orientação de um especialista na área.

As soluções entregues para a cliente foram o uso de três classes de aditivos: conservante, anti-mofo e umectante. O conservante e o anti-mofo desempenham a função de impedir a proliferação de micro-organismos. Garante-se assim, a maior conservação do alimento, preservando o seu sabor e textura por tempo prolongado. Eles atuam como inibidor do bolor, problema principal da cliente. Por outro lado, o umectante é responsável por garantir que o pão de mel fit continue com a textura “molhadinha”. Este é um diferencial que agrada os consumidores da Rosângela. Logo, não se utiliza água em excesso para conseguir essa consistência, e sim os aditivos corretos, proporcionando uma maior validade.

Vale ressaltar que a cliente apresentava extrema urgência em aumentar a validade dos seus produtos. Logo, a equipe de projetos repassou as recomendações dos aditivos, suas quantidades e melhores fornecedores, ainda durante o projeto. Assim, a Rosângela conseguiu começar a implementação junto à consultoria, solucionando dúvidas e obstáculos.

Estudo de Embalagens

O estudo de embalagens englobou as mais diversas opções de materiais possíveis para os pães de mel. A cliente enviou fotos de produtos e embalagens que admirava no mercado, a fim de obter mais informações. Com a sua participação ativa, a equipe também considerou a exigência de os produtos apresentarem embalagens transparentes.

O material utilizado pela cliente, no caso plástico, até o momento, era inadequado, devido a sua porosidade. Existem diversos plásticos no mercado, entretanto os porosos possibilitam a entrada de micro-organismos nos doces fit. Este era mais um fator que diminuía a vida útil dos produtos. 

Além disso, adequando a entrega, realizou-se duas recomendações de material. Um deles para ser utilizado a curto prazo e outro a longo prazo, pensando na expansão do negócio. Fatores estéticos, de preço e de conservação direcionaram as conclusões desta etapa. 

Estudo de Métodos de Conservação

Os métodos de conservação são práticas adotadas durante a produção, com o objetivo de melhorar a qualidade dos alimentos. Eles abrangem mudanças e controles de temperatura, pressão e textura. 

Um no qual a Rosângela realizou foi a selagem das embalagens. Entretanto, ela abandonou o processo após algumas tentativas falhas. Isso porque, com o modelo de embalagem e com o tempo de termoselagem inadequados, o processo pode acarretar defeitos. Possibilita, até mesmo, prejuízos no aspecto do embrulho. A Mult, então, orientou a maneira correta de selar os pães de mel.

Um segundo método de conservação também demonstrou-se fundamental para o aumento de vida útil. Ele foi implementado durante a produção da cliente, de maneira exclusiva e com orientações da equipe por treinamentos em videochamada. Para ter acesso a soluções personalizadas como essa, entre em contato com a Mult e agende um diagnóstico gratuito!

Aplicação das Soluções na Produção da Cliente

A finalização do projeto contou com a união de todas as recomendações para a cliente. A combinação das metodologias permitiram a implementação na produção da Rosângela.  

Para os ingredientes e aditivos, a equipe entregou instruções para testes. Estas incluíam qual a ordem correta para misturar os ingredientes na receita. Também englobava a quantidade correta de cada um dos três aditivos indicados, como e quando aplicá-los, além de seus fornecedores. 

As embalagens para os pães de mel seguiram as exigências e preferências da Rosângela. A equipe traçou um plano para um material mais adequado e acessível para serem usadas imediatamente na produção. Posteriormente, a cliente poderá optar por uma embalagem, também indicada, de qualidade superior, assegurando ainda mais a proteção dos doces.

Por fim, mudanças ocorreram na produção dos pães de mel fit. A Rosângela costumava realizar uma encomenda em no mínimo de 10 horas e era dependente dos pedidos dos comércios. Após implementar as soluções da consultoria com a Mult, ela realiza a mesma produção em cerca de 4 horas. Com uma produção otimizada e duas vezes mais rápida, a cliente conseguiu melhorar sua qualidade de vida. Em relatos durante as reuniões de projetos, afirmou ter mais tranquilidade e planejamento em sua rotina.

Implementação e Resultados para o Pão de Mel Fit

gráfico de barras crescente com moeda

Como explicado anteriormente, a Rosângela conseguiu implementar as soluções ainda durante o decorrer do projeto. Ela comprou e iniciou os testes com os aditivos (anti-mofo, conservante e umectante). Ao final, também recebeu as soluções relacionadas a embalagens e métodos de conservação para aplicação.

Os resultados foram imediatos com a aplicação de todas as recomendações! Em menos de um mês após o fim da consultoria, a validade da cliente aumentou em 150%. Além disso, ela conseguiu reduzir seu tempo de produção pela metade. Isso significa que a cliente realizava toda a produção sozinha e duas vezes mais rápido. Ademais, as soluções foram efetivas a ponto de serem aplicadas não somente nos doces fit, como nos pães de mel tradicionais também!

A Rosângela encontrou todo o auxílio que precisava com a Mult Jr – Consultoria e Projetos! Ela conseguiu resultados concretos em pouco tempo. Mesmo que com um negócio pequeno, ainda em crescimento, realizamos projetos totalmente personalizados e direcionados à realidade dos clientes. Esse pode ser o momento de melhorar o seu negócio e realizar o seu sonho! Entre em contato conosco e agende um diagnóstico gratuito.

entre em contato

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress